ARROZ DE CARRETEIRO COM CARNE SECA

ARROZ de CARRETEIRO com CARNE SECA


  

O arroz de carreteiro com carne seca é um prato tradicional da culinária gaúcha. É preparado com arroz, carne seca desfiada, cebola, alho, tomate, pimentão e temperos como pimenta-do-reino, cominho e cheiro-verde. A carne seca confere um sabor único e uma textura suculenta ao prato. É uma opção bastante saborosa e reconfortante para os amantes da gastronomia brasileira.

.O arroz de carreteiro com carne seca é um prato típico no sul do Brasil, especialmente no estado do Rio Grande do Sul. Sua origem remonta aos tempos em que os carreteiros, condutores de cargas em carroças de bois, percorriam longas distâncias transportando mercadorias.

Esse prato era preparado pelos carreteiros utilizando ingredientes simples e de fácil conservação, como o arroz e a carne seca. A carne seca é um tipo de carne bovina salgada e desidratada, que era ideal para ser transportada nas viagens longas, pois não estragava facilmente.

O arroz de carreteiro com carne seca é feito refogando a carne seca desfiada juntamente com cebola, alho e temperos, como pimenta-do-reino e cominho. Em seguida, adiciona-se o arroz e água, deixando cozinhar até que o arroz esteja macio e absorva todo o sabor da carne.

É um prato muito saboroso e nutritivo, pois combina a consistência e o sabor marcante da carne seca com a leveza e a textura do arroz. É uma opção perfeita para ser apreciada em dias mais frios, pois além de aquecer, proporciona uma sensação de conforto e satisfação.

O arroz de carreteiro com carne seca é uma verdadeira expressão da cultura gaúcha e é bastante apreciado não só no Rio Grande do Sul, mas em todo o Brasil. É uma delícia que vale a pena experimentar!

A origem do arroz de carreteiro remonta aos tempos em que os carreteiros percorriam longas distâncias transportando mercadorias pelo sul do Brasil. Eles precisavam de uma refeição prática, saborosa e que pudesse ser preparada com ingredientes fáceis de transportar e conservar.

A carne seca, também conhecida como carne de sol, era ideal para essas viagens, pois passava por um processo de salga e desidratação, o que a tornava resistente ao calor e ao tempo. Além disso, era uma ótima fonte de proteínas.

O arroz, por sua vez, é um dos ingredientes mais consumidos no Brasil e é utilizado como base para diversos pratos. No caso do arroz de carreteiro, ele serve como acompanhamento e absorve os sabores da carne seca e dos temperos utilizados no preparo.

Além da carne seca e do arroz, outros ingredientes são adicionados para dar sabor ao prato. Cebola, alho, pimenta-do-reino, cominho e cheiro-verde são comumente utilizados para temperar o arroz de carreteiro. Esses temperos realçam o sabor da carne seca e proporcionam um aroma irresistível.

O arroz de carreteiro com carne seca é um prato completo e equilibrado, pois combina carboidratos, proteínas e gorduras. É uma opção muito apreciada em churrascos e festas tradicionais no Rio Grande do Sul, mas também pode ser encontrado em restaurantes especializados em culinária gaúcha em outras partes do Brasil.

Espero que essas informações tenham te ajudado a conhecer mais sobre o arroz de carreteiro com carne seca. 

Vamos para nossa receita.

INGREDIENTES

2- xícaras (chá) de arroz
4- xícaras (chá) de água
100 g de carne-seca dessalgada e desfiada
250 g de linguiça calabresa aperitivo
70 g de bacon em cubos
2- colheres (sopa) de óleo
½ cebola
2- dentes de alho
2- folhas de louro
½ xícara (chá) de salsinha fresca
pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
1- limão (opcional).


MODO DE PREPARO
Pegue uma panela com um pouco mais de 4 copos americanos  de água coloque ao fogo baixo.  fatie meia cebola bem  fina. 
amace bem os dentes de o alho. Corte a linguiça em 3 pedaços na diagonal.

Numa panela grande, aqueça o óleo em fogo médio. 
Frite o bacon e a linguiça calabresa por 10 minutos, em fogo baixo.

Junte a cebola e refogue por 4 minutos, mexendo sempre, até ficar transparente. Acrescente o alho e misture por apenas mais 2 minuto

Coloque a carne seca, o arroz . Mexa bem, por cerca de 3 minuto
Quando o arroz estiver já torrado coloque 4 copos de agua quente misture bem com a colher de pau e tampe  a panela.

Deixe cozinhar por 20 minutos




Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que o arroz termine de cozinhar no próprio vapor. 

Sirva a seguir com salsinha picada e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Fica ótimo com gotas de limão.

Bom apetite. 

Só Delícias. 

Comentários