MOLHO DE TÁRTARO








O molho tártaro é um molho cremoso e saboroso que é amplamente utilizado como acompanhamento para frutos do mar, como camarão, peixe frito e lagosta. É feito com uma base de maionese e inclui ingredientes como pepino em conserva picado, cebola, alcaparras, mostarda, suco de limão e temperos como salsa e endro. O molho tártaro adiciona um toque de frescor e acidez aos pratos de frutos do mar, complementando perfeitamente os sabores delicados desses alimentos. É uma opção deliciosa para mergulhar ou cobrir frutos do mar e também pode ser usado como condimento em sanduíches ou saladas.

Certamente! O molho tártaro tem origem na culinária francesa e recebeu esse nome em homenagem aos povos tártaros, que são conhecidos por sua predileção por alimentos condimentados. É um molho versátil e pode ser adaptado de acordo com o gosto pessoal, adicionando ou substituindo ingredientes.

Além dos ingredientes básicos que mencionei anteriormente, como maionese, pepino em conserva, cebola, alcaparras, mostarda, suco de limão e temperos verdes, é comum adicionar outros ingredientes para dar um toque especial ao molho tártaro. Por exemplo, algumas receitas incluem alho, picles, azeitonas, pimenta-do-reino ou até mesmo um toque de molho inglês.

A textura do molho tártaro é cremosa e a combinação dos ingredientes proporciona um equilíbrio perfeito entre o sabor ácido, salgado e um toque de frescor. Ele pode ser servido frio ou em temperatura ambiente e é uma opção popular para acompanhar frutos do mar fritos, como camarão empanado, peixe frito ou até mesmo bolinhos de siri.

Além de ser um acompanhamento clássico para frutos do mar, o molho tártaro também pode ser utilizado em sanduíches, como o clássico fish and chips, hambúrgueres ou até mesmo como molho para saladas. Sua versatilidade e sabor único fazem dele um condimento muito apreciado por muitas pessoas ao redor do mundo.


Uma das características distintivas do molho tártaro é a sua textura cremosa. Isso ocorre devido à presença da maionese na receita, que é o ingrediente base do molho. A maionese ajuda a dar consistência e cremosidade ao molho, além de adicionar um sabor rico e suave.

Além dos ingredientes tradicionais, como pepino em conserva, cebola, alcaparras, mostarda e temperos verdes, algumas variações da receita podem incluir outros ingredientes para dar um toque especial. Por exemplo, algumas versões adicionam alho picado, picles picados, azeitonas fatiadas ou até mesmo um toque de pimenta para um sabor mais picante.

Uma das vantagens do molho tártaro é a sua versatilidade. Ele pode ser usado como acompanhamento para uma variedade de pratos, além dos frutos do mar fritos. Por exemplo, você pode usá-lo como molho para batatas fritas, legumes crus, sanduíches ou como cobertura para um peixe grelhado.

O molho tártaro também pode ser personalizado de acordo com o seu gosto pessoal. Se você gosta de um sabor mais suave, pode reduzir a quantidade de cebola ou alcaparras. Se preferir um sabor mais intenso, pode adicionar mais mostarda ou alho. É uma receita que permite experimentação e adaptação de acordo com as preferências individuais.

Agora para ficar melhor vamos para a nossa deliciosa receita.



Ingredientes:

6 gemas cozidas

1 cebola média ralada

1 colher (sopa) de salsa bem picada

2 colheres (sopa) de mostarda

1 copo de azeite ou óleo de canola

Casca ralada de 1/2 limão

4 colheres (sopa) de vinagre

Sal e pimenta do reino a gosto


Modo de Preparo

Numa vasilha  amasse, bem as gemas cozidas, misture a salsa picada, a cebola picadinha e a casca de limão ralada e misture tudo .




Acrescente a mostarda, o sal e a pimenta do reino e misture tudo

Mexendo sempre, acrescente o azeite aos poucos, alternando com o vinagre até terminar o azeite e o vinagre




O molho deve ficar liso e homogêneo, como  uma maionese

Este molho pode ser usado como acompanhamento de varíos tipos de comidas inclusive carnes assadas.


Bom apetite


SÓ DELÍCIAS

Comentários